Tipos de Oleos

Óleos Macios:

São geralmente óleos líquidos em temperatura ambiente, tais como o azeite de oliva, óleo de rícino, de amêndoa doce, de farelo de arroz, etc … Como regra geral, sabonetes feitos a partir de alta percentagem destes óleos terá como resultado final uma barra de sabão mais macia e suave. (A única exceção a esta regra é o azeite). 

Sabão feito a partir de uma alta porcentagem de óleo de oliva manterá a suavidade mas será um sabonete rígido, mas para isso precisará de um tempo maior de cura.)  

Óleos Rígidos:

São os óleos, gorduras e manteigas que na maioria das vezes se apresentam na forma solida ou pastosa em temperatura ambiente, tais como, óleo de palma, banha, sebo, óleo de coco, manteiga de cacau, manteiga de karitê ou o óleo se soja hidrogenado entre outros. 

Óleos “duros” fazem uma barra de sabão mais resistente e dura.

Óleos Frágeis (ou quebradiços):

São os óleos que geralmente são sólidos em temperatura ambiente, mas exigem algum aditivo gorduroso para serem usados, podem causar rachaduras nos sabonetes se usado em grandes quantidades. 

Estes geralmente incluem o óleo de amêndoa de palma e manteiga de cacau. Apesar do nome os óleos frágeis fazer uma barra de sabão muito resistente e dura. Então, pra concluir e sendo mais simples possível poderia até classificar os óleos em duros e moles.

Os óleos duros são:  óleo de coco, palmiste, babaçú, palma, manteiga de karité, manteiga de cacau, e o esteárico (ácido graxo)

E os óleos mole são: óleo de oliva, girassol, canola, soja, amêndoas doce, abacate, semente de uvas, arroz e mamona

Até a próxima postagem.

 

AYA Saboaria

Monte sua saboaria artesanal e conquiste sua independencia financeira

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *