Sabão de Marselha

O tradicional Sabão de Marselha, na verdade é uma variação do Sabão de Castella e como podem ver, veio do Sabão de Aleppo, é fabricado usando óleos vegetais e soda que são aquecidos e colocados em ebulição.

Tudo começou na Antiguidade, nas margens do mar Mediterrâneo, com o Sabonete de Aleppo, o “pai e mãe” de todos.

 

O sabão de Marselha tinha como base uma mistura de sebo, cinzas e gordura de cabra, muito utilizados em casa nesta época.

Na Idade-Média foi inventado o seu processo de fabricação. Com matérias-primas disponíveis em abundância, como o Azeite, o Sal e o Hidróxido de sódio ou Soda, a Provença era a região de eleição para a produção de sabonetes. Mais tarde, o Óleo de Coco veio aperfeiçoar a formulação original.

No Séc. XVII, Marselha torna-se na única cidade de França com poder para fabricar sabonetes, segundo as regras afixadas pelo Rei Luis XIV de França. É assim que surge o nome do processo de fabricação: Sabão de Marselha.

No Séc. XIX, Marselha mantém-se o principal local de produção com mais de uma dezena de saboneteiras.

Hoje, o Sabão de Marselha continua a despertar curiosidade, sendo reconhecido no mundo inteiro e muito apreciado pelas suas qualidades ecológicas. É um produto de higiene corporal suave, cuja utilização é reconhecida há muito tempo, em particular para higiene das mãos e do corpo.

É um produto ecológico, biodegradável, que não polui o ambiente sem falar que é lindo, e com um aroma muito agradável.

AYA Saboaria

Monte sua saboaria artesanal e conquiste sua independencia financeira

Você pode gostar...

3 Resultados

  1. Rosana disse:

    Adoro esse sabonete

  2. Marie disse:

    Amei!!! Parabéns!!! 🙏🤍🙏

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *