Misturas Perigosas de Materiais de Limpeza

Tenho visto, com muita preocupação, em sites, canais, blogs, redes sociais em geral, a proliferação de misturas de materiais de limpeza sem qualquer controle ou estudo aprofundado do que essas “misturinhas” causam a quem tem alergia como também a quem não tem nenhum problema em usar material de limpeza no dia a dia. Pensando assim, fui em busca de sites e blogs que tem essa preocupação e posto aqui o que encontrei nesses sites.

Vamos ao assunto:

 

01. ÁGUA SANITÁRIA COM AMACIANTE:

Essas cloraminas produzidas são facilmente aspiradas e absorvidas pelo corpo. Elas se decompõem nas mucosas em radicais livres e HCl (tóxico e corrosivo). 

O que provoca: Irrita mucosas e queima a pele.


02. ÁGUA SANITÁRIA COM DESINFETANTE:

Os desinfetantes apresentam cloreto de benzalcônio, que são sais de amônio, portanto também produzem cloraminas em contato com o hipoclorito.

O que provocaMesmos efeitos causados na mistura anterior.


03. ÁGUA SANITÁRIA COM VINAGRE:

O cloro gasoso é usado pelas empresas públicas responsáveis pelo tratamento da água e por empresas especializadas na manutenção de grandes piscinas (como as de clubes e academias). Quando inalado pelo ser humano, o cloro gasoso se associa ao hidrogênio, “roubando” o lugar do oxigênio no processo da respiração. Com a carência de oxigênio, as células ficam sem energia para realizar as funções básicas.

O que provoca: Os sintomas são falta de ar, ardência na garganta e no tórax. A queda de oxigênio aliada ao acúmulo de CO2 e a queda no pH provocam depressão nas principais funções orgânicas, ocasionando dificuldade de respiração e queda nos batimentos cardíacos. 


Importante: Em casos de intoxicação, o tratamento pode ser feito por oxigenoterapia (inalação de oxigênio), reidratação venosa, e uso de corticosteróides (em casos mais graves).

04. ÁGUA SANITÁRIA COM ÁLCOOL:

O álcool também apresenta um caráter ácido e portanto gera ácido hipocloroso que posteriormente produz gás cloro. Com o cloro no lugar que deveria ser ocupado pelo oxigênio, as hemácias sofrem com o acúmulo de CO2 e o sangue se torna ácido, alterando o equilíbrio eletrolítico (o pH sanguíneo cai).

O que provoca: Com a carência de oxigênio, as células ficam sem energia para realizar as funções básicas. A queda de oxigênio aliada ao acúmulo de CO2 e a queda no pH provocam depressão nas principais funções orgânicas, ocasionando dificuldade de respiração e queda nos batimentos cardíacos. Praticamente os mesmos sintomas da mistura anterior.

05. ÁGUA SANITÁRIA COM ÁLCOOL GEL:

A combinação entre os dois produtos químicos produz clorofórmio e ácido muriático.

O que provoca: Estes compostos podem prejudicar o sistema nervoso, pulmões, rins, fígado, olhos e pele. Além disso, altos níveis de clorofórmio podem causar enjoos, perda de consciência e até mesmo a morte.

06. ÁGUA SANITÁRIA COM AMONÍACO:

Esta mistura é muito perigosa porque produz vapores que podem causar sérios problemas ao sistema respiratório.

O que provoca: A alta concentração do amoníaco produz uma substância altamente tóxica e potencialmente explosiva.

07. BICARBONATO DE SÓDIO COM VINAGRE:

O bicarbonato de sódio apresenta a fórmula química NaHCO3. O vinagre é uma mistura de água com 4-5% de ácido acético. Essas substâncias químicas, quando combinadas, reagem e se anulam não cumprindo a função de limpeza. 

A mistura do vinagre com o bicarbonato de sódio gera um produto chamado ácido carbônico. Esse ácido imediatamente se decompõe em dióxido de carbono. Quando se adiciona vinagre ao bicarbonato, é o gás carbônico que gera as bolhas.

O que provoca: Esse gás em recipiente fechado pode causar explosão.

08. SODA CÁUSTICA COM VINAGRE:

A reação que ocorre da mistura de soda cáustica com o vinagre é de neutralização e exotérmica.

O que provocaA energia liberada de ambos, pode provocar queimaduras e até iniciar incêndios.

09. VINAGRE E ÁGUA OXIGENADA:

Ao misturar estes dois produtos, você irá obter o ácido paracético.

O que provoca: Em altas concentrações, pode irritar e até mesmo machucar a pele, olhos, garganta, nariz e pulmões.

          ……………………………………………………………………………………………..

Longe de mim, impedir ou proibir que alguém continue misturando materiais de limpeza. O objetivo do meu blog é informar quando vejo que existe essa necessidade.

Em um novo post, continuarei falando sobre esse assunto.

 

AYA Saboaria

Monte sua saboaria artesanal e conquiste sua independencia financeira

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *